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Especialista em Saúde e Bem-estar fala sobre o assunto.
Por: CN com Assessoria de Comunicação
O ano está quase acabando e, com ele, também se vão os prazos. Difícil é administrar a conclusão das tarefas e a pressão que, geralmente, são comuns nas empresas e grandes corporações neste período do ano. Isso porque é época de fechamento, de alinhamento de balancetes e entrega de projetos. E, se a equalização entre o trabalho e o estresse, não estiver em sintonia, isso pode acarretar perdas para os empregadores, como também o adoecimento dos funcionários e colaboradores que estão sob constante pressão.
De acordo com a médica do trabalho, consultora e especialista em Saúde e Bem-estar, Ana Paula Teixeira, pesquisas apontam que é comum haver um aumento dos níveis de estresse nos trabalhadores no final do ano – algo em torno de 53%. "O segredo é canalizar as energias no planejamento das atividades. Não há como executar diversas ações ao mesmo tempo, sobretudo se o prazo estiver curto. Priorizar demandas mais próximas de terem os prazos finalizados também é uma boa opção. E, por fim, confiar no trabalho em equipe, uma vez que se percebe que é impossível atingir aquela meta", disse.
E neste aspecto o empregador tem grande responsabilidade, ainda segundo ela. O gestor precisa analisar de forma ampla a sua equipe. Enxergar as habilidades, pontos fortes e fracos de cada colaborador para saber gerir as demandas, sem que a equipe seja submetida ao grande impacto que é o estresse. "O importante é sempre preservar a saúde mental do trabalhador. Com isso, todos ganham e as tão esperadas metas são finalmente cumpridas", complementou a especialista.
Para além dos estudos e casos in loco observados em consultorias realizadas em grandes corporações por Ana Paula Teixeira, matérias de grandes publicações como a Forbes, corroboram com a fala da especialista quanto à responsabilidade das empresas. De acordo com publicação recente, a matéria sugere que estratégias de gestão podem aliviar a pressão e promover um ambiente de trabalho mais saudável.
Algumas dessas estratégias são simples de serem aplicadas e causam grandes impactos positivos entre os funcionários. Ana Paula Teixeira lista algumas: flexibilidade de horários, incorporação de programas de bem-estar e relaxamento, valorização do trabalho executado pelo colaborador, a manutenção de uma comunicação aberta entre empregado e empregador e suporte adequado sempre que percebido acúmulo de funções ou tarefas.
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