Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site e aprimorar a oferta de anúncios para você. Visite nossa Política de Cookies para saber mais. Ao clicar em "aceitar" você concorda com o uso que fazemos dos cookies

Notícias

/

Geral

/

Correios listam motivos para exigir CPF em todo envio de encomenda nacional

Geral

Correios listam motivos para exigir CPF em todo envio de encomenda nacional

Mudança pretende levar mais segurança ao serviço.

Por: Sites da Web

Os Correios começaram a requisitar o CPF, CNPJ e passaporte para encomendas nacionais em setembro. Após a implementação da mudança, a estatal divulgou um documento com mais explicações sobre a decisão, que visa trazer mais segurança às postagens. A informação é do Tecnoblog*

As explicações partem de uma página de perguntas e respostas. A primeira questão fala sobre como a decisão tornará o fluxo postal mais seguro. Segundo a estatal, “a medida visa responder de forma positiva às autoridades tributárias na adaptação de seus processos e normas, diante o aumento das relações comerciais não presenciais”. 

De fato, o serviço postal tornou-se mais importante do que nunca às lojas e demais negócios durante a pandemia. Não à toa, os Correios e empresas privadas correram contra o tempo para atender à alta demanda. E as estratégias vão desde a adoção de lockers até o uso de aviões para acelerar a entrega.

A estatal também pretende utilizar essas informações para ajudar a prevenir o envio de ilícitos. No documento, a empresa explica que “a informação servirá como medida adicional importante para melhorar a identificação da carga e para auxiliar apurações de infrações”. Afinal, todos terão de se identificar para enviar encomendas nacionais.

Caso contrário, a postagem será recusada.

Correios exigem CPF e CNPJ em envios nacionais

Após meses especulando, os Correios confirmaram a nova política de envios em meados de agosto. A alteração é destinada à identificação com CPF, CNPJ ou passaporte que, antes, era exigida apenas para encomendas internacionais. Agora, a regra também engloba as remessas para todo o território nacional.

A política entrou em vigor nesta quinta-feira (1). Em nota à imprensa divulgada no mesmo dia, a empresa explicou que “a exigência valerá para todas as postagens de encomendas, à vista ou a faturar”. Os dados, porém, não ficarão expostos nas etiquetas: eles serão inseridos apenas nos sistemas de atendimento, conforme as orientações da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) .

“A medida visa dar maior segurança ao processo de postagens de encomendas nacionais, juntamente com a Nota Fiscal (NF) ou Declaração de Conteúdo (DC)”, explicaram. “Além de possibilitar o rastreamento das encomendas por meio dos dados informados, a iniciativa permitirá a utilização de outras funcionalidades de interatividade na entrega.”

Siga o CN1 no Google Notícias e tenha acesso aos destaques do dia. 

Relacionados