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Índice Stone aponta declínio de 0,8% nas vendas do varejo baiano durante abril

Economia

Índice Stone aponta declínio de 0,8% nas vendas do varejo baiano durante abril

O levantamento considera transações realizadas por meio de cartões, vouchers e Pix dentro do grupo StoneCo, com o objetivo de fornecer um panorama do setor nacional.

Por: Camaçari Notícias

(Foto: Freepik)

A 16ª edição do Índice de Atividade Econômica Stone Varejo revelou uma queda de 0,8% nas vendas do estado da Bahia em abril, em comparação com o mesmo período do ano anterior. O estudo, realizado pela Stone em parceria com o Instituto Propague, analisa os dados de movimentação varejista mensalmente, com base na metodologia do Federal Reserve Board dos Estados Unidos. O levantamento considera transações realizadas por meio de cartões, vouchers e Pix dentro do grupo StoneCo, com o objetivo de fornecer um panorama do setor nacional.

Segundo Matheus Calvelli, pesquisador econômico e cientista de dados da Stone responsável pelo estudo, os resultados indicam estabilidade no setor varejista brasileiro, com variações mensais inferiores a 1% nos últimos quatro meses. Ele destaca que os dados de abril sugerem um início de ano estável e perspectivas positivas para o restante do ano.

Para acessar essas informações e mais detalhes, o dashboard do Instituto Propague oferece uma plataforma centralizada, facilitando a pesquisa e análise para pesquisadores e interessados no setor varejista.

Destaques nacionais por segmento

Na análise por segmentos, o relatório indicou que quatro deles registraram uma alta mensal significativa, liderado pelo setor de materiais de construção, com um crescimento de 8,2%, seguido por artigos farmacêuticos (4,7%), móveis e eletrodomésticos (2,4%) e livros e jornais, revistas e papelaria (1,7%). Apenas dois segmentos apresentaram queda, o de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, liderando com 8,7%, seguido por tecidos, vestuário e calçados (1,7%).‎  ‎??

Destaques regionais

De acordo com o indicador, os dados estaduais destacam variações relevantes entre diferentes regiões, permitindo que os empreendedores ajustem suas estratégias de acordo com as tendências regionais. Abaixo os principais resultados.‎  ‎??

Apenas dez estados se destacam com resultados positivos no mês, no comparativo ano contra ano: Amazonas (7,1%), Sergipe (3,9%), Piauí (3,3%), Tocantins (1,8%), Maranhão (1,2%), Mato Grosso (0,9%), Sergipe (0,9%), Ceará (0,7%), Paraíba (0,3%), e Roraima (0,1%). No Distrito Federal, também houve um aumento de 5,13%.

Já com relação às quedas, quinze estados apresentaram baixas no mês, foram: Amapá (-13,5%), Rio Grande do Sul (-9,5%), Alagoas (-8,8%), Santa Catarina (-5,1%), São Paulo (-4,3%), Paraná (-4,3%), Mato Grosso do Sul (-4,2%), Rio de Janeiro (-1,8%), Acre (-1,6%), Goiás (-1,2%), Bahia (-0,8%), Espírito Santo (-0,7%), Pará (-0,6%), Minas Gerais (-0,6%) e Pernambuco (-0,1%). ‎  ‎??

Segmentos analisados

O Índice de Atividade Econômica Stone Varejo avalia seis segmentos:

1) Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos;

2) Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo;

3) Livros, jornais, revistas e papelaria;

4) Móveis e eletrodomésticos;

5) Tecidos, vestuários e calçados;

6) Material de Construção.

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