Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site e aprimorar a oferta de anúncios para você. Visite nossa Política de Cookies para saber mais. Ao clicar em "aceitar" você concorda com o uso que fazemos dos cookies

Notícias

/

Bahia

/

Contrato da empresa responsável pelo VLT do Subúrbio de Salvador é suspenso pelo Governo da Bahia

Bahia

Contrato da empresa responsável pelo VLT do Subúrbio de Salvador é suspenso pelo Governo da Bahia

O projeto assinado em 2019 previa a substituição dos trens do subúrbio.

Por Camaçari Notícias

(Foto: divulgação)

Em nota oficial, divulgada na quarta-feira (16), o Governo do Estado da Bahia anunciou que notificou o Consórcio Skyrail, formado pela chinesa Build Your Dreams (BYD) e Metrogreen, para rescisão do contrato que previa a implantação do VLT do Subúrbio de Salvador.

O projeto assinado em 2019 previa a substituição dos trens do subúrbio, desativados em 2021, pelo novo modal, cujo primeiro trecho, de acordo com a expectativa à época, deveria estar funcionando já em 2023. A decisão de rescindir o contrato se deu após a Procuradoria Geral do Estado da Bahia (PGE-BA) apontá-la como alternativa à urgência de solução para a continuidade da implantação do sistema de transporte. Segundo a PGE, a inviabilidade atual de reconhecer reequilíbrio econômico-financeiro ou a falta de garantia de que o contrato manteria a sua capacidade de execução foram motivos para a medida ser tomada. Enquanto estuda as alternativas para dar continuidade ao projeto, considerado prioritário e de fundamental importância, o Governo do Estado espera que a rescisão seja bilateral.

Em resposta formal à notificação, a empresa chinesa concordou com o distrato. "Ao notificar a concessionária Skyrail, o governo estadual reconheceu os esforços empregados para a devida manutenção do contrato em inúmeras tratativas desenvolvidas entre as partes nos últimos meses", diz nota oficial do governo.

Histórico

Em 2018, a obra do VLT teve ordem de serviço autorizada e o governo chegou a divulgar que o projeto estaria concluído no final de 2024. Ao longo do tempo, a obra sofreu diversas alterações de prazos, de traçado e de valores. Inicialmente, os estudos previam custos da ordem de R$ 1,5 bi. Atualmente, são previstos R$ 5,2 bilhões.

Siga o CN1 no Google Notícias e tenha acesso aos destaques do dia. 

Relacionados

VER TODOS