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Nova carteira de identidade será emitida em oito postos SAC no interior a partir de quinta-feira (15)

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Nova carteira de identidade será emitida em oito postos SAC no interior a partir de quinta-feira (15)

O documento conta ainda com um QR Code para verificação de autenticidade e dados.

Por Camaçari Notícias

Foto: Mateus Pereira/GOVBA

A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) estará disponível em oito postos SAC no interior do Estado a partir desta quinta-feira (15). Os primeiros a oferecer o serviço serão os postos SAC em Barreiras, Conquista I e II, Feira I e II, Ilhéus, Irecê e Itabuna. O atendimento para emissão da CIN é realizado exclusivamente mediante agendamento, que pode ser feito pelo aplicativo ou portal ba.gov.br, ou através do call center: (71) 4020-5353 para ligações de celular, ou 0800 071 5353 para ligações de telefone fixo.

Vale lembrar que em Ilhéus e Vitória da Conquista, por ser feriado na quinta-feira (15), o serviço será iniciado na sexta-feira (16). Durante o período de 12 a 14 de agosto, a emissão do antigo RG estará suspensa nesses oito postos para viabilizar a implantação da CIN. No entanto, aqueles que já solicitaram o RG podem retirá-lo sem a necessidade de agendamento, bastando apresentar o protocolo na unidade.

A implantação da CIN na Bahia é coordenada pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT), vinculado à Secretaria de Segurança Pública (SSP), responsável pelo Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM), em parceria com a Secretaria da Administração (Saeb), por meio dos postos SAC.

A primeira via da CIN é gratuita e utilizará o CPF como número único de identificação. Para solicitar o documento, é necessário apresentar a certidão de nascimento ou de estado civil (original). Caso a certidão original esteja plastificada, será preciso levar também uma cópia. A CIN permite a inclusão de outros números de documentos, como CNH, carteira de trabalho, título de eleitor e certificado militar, além de informações adicionais como condições de saúde (por exemplo, Transtorno do Espectro Autista - TEA, e deficiências auditiva, visual, física e intelectual), tipo sanguíneo, fator RH e opção por doação de órgãos.

Outra novidade é a possibilidade de incluir o nome social, caso solicitado pelo cidadão. Se houver alteração no nome na certidão de nascimento, somente o novo nome será válido. A CIN também possui uma versão digital que estará disponível no GOV.BR três dias após a impressão. O documento conta ainda com um QR Code para verificação de autenticidade e dados.

É importante destacar que não há obrigatoriedade de trocar o documento imediatamente; o RG atual é válido até 28 de fevereiro de 2032. A CIN tem validade variável conforme a faixa etária: 5 anos para crianças de 0 a 12 anos; 10 anos para pessoas entre 12 e 60 anos; e validade indeterminada para aqueles com mais de 60 anos.

Para mais informações, a Saeb oferece o site oficial (www.saeb.ba.gov.br), o site institucional do SAC (www.sac.ba.gov.br), além do call center: (71) 4020-5353 (para ligações de celular) ou 0800 071 5353 (para ligações de fixo).

O serviço de emissão da CIN já está disponível nos 11 postos SAC da capital: Barra, Bela Vista, Cajazeiras, Comércio, Liberdade, Pau da Lima, Periperi, Pituaçu, Shopping da Bahia, Salvador Shopping e Uruguai; e nos quatro da Região Metropolitana de Salvador (RMS): Camaçari, Candeias, Lauro de Freitas e Simões Filho.

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