Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site e aprimorar a oferta de anúncios para você. Visite nossa Política de Cookies para saber mais. Ao clicar em "aceitar" você concorda com o uso que fazemos dos cookies

Notícias

/

Entretenimento

/

Esponja de aço em forma de boneco negro no BBB 16 gera polêmica

Entretenimento

Esponja de aço em forma de boneco negro no BBB 16 gera polêmica

Por Bolsa de Mulher

Esponja de aço em forma de boneco negro no BBB 16 gera polêmica; o que você achou?

A edição 2016 do programa Big Brother Brasil, da Rede Globo, começa nesta terça-feira (19) e, para apresentar a casa ao público, o programa Mais Você fez um tour pelos cômodos. No entanto, ao mostrar a cozinha, um item de decoração chamou atenção de alguns internautas e causou polêmica.

Trata-se de uma esponja de cozinha em formato de um homem negro. A parte do objeto que serve para esfregar a louça é justamente o cabelo, que tem estilo black power.

No Facebook, a página Senti na Pele chamou atenção para a peça: “Quando na infância chamavam uma criança de cabelo ‘bombril’, ‘cabelo duro de arear panela’, era sobre isso que estávamos falando. A TV acaba legitimando o preconceito que já está espalhado pela sociedade. A identidade do negro passa diretamente pela aceitação do seu cabelo. Nele reside também sua resistência. Não pode ser motivo de piada, nem de depreciação”, escreveu.

Enquanto muitos internautas concordaram que o descuido da emissora reforça o preconceito contra negros, outros enxergaram o objeto apenas como uma brincadeira inofensiva.

Item foi alvo de polêmica em 2012

O produto, lançado em 2012, é da marca britânica Paladone e, na época, a empresa sofreu represália de organizações que lutam contra o racismo no país. Em entrevista ao Daily Mail, o representante do grupo The Unite Against Facism repudiou o item: “Não é apropriado, em pleno século XXI, passar imagens como essa, que reforçam estereótipos negativos”, afirmou.

Em nota, um representante da Paladone alegou, na época, que o produto é um sucesso de vendas. “As esponjas que criamos tem como objetivo tornar uma tarefa diária, como lavar louça, mais divertida”, disse.

Relacionados

VER TODOS