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Educação
Por: CN com Assessoria de Comunicação
Organização da roda de leitura e apresentação do livro (ou: Antes da Leitura) os bebês são convidados para escutar a história, criando um clima de cumplicidade e expectativa para escutá-la. A fonoaudióloga ajuda a se posicionar em roda. Com o livro em mãos, É importante fazer uma breve apresentação do livro, folhando as páginas e mostrando as ilustrações e antecipando as possibilidades que título e ilustrações apresentam para o enredo contribui para diminuir a ansiedade, despertar o interesse e criar uma maior tolerância para escutar a leitura da história.
Assim, a linguagem é uma característica própria do ser humano, que está em constante evolução. O avanço e o amadurecimento da linguagem dependem dos estímulos que a criança recebe do ambiente. Por isso durante a fase de desenvolvimento da linguagem, a criança precisa conviver e interagir com o ambiente familiar, mas também com o ambiente externo como, por exemplo, a escola.
Na proposta da Educação Maior Inovações Pedagógicas, o fonoaudiólogo tem coparticipação no desenvolvimento da criança, primeiramente é o de fazer o diagnostico precoce e por conseguinte interagir no que se refere aos aspectos preventivos e de encaminhamentos para atendimentos especializados das crianças pequenas que apresentam alguma dificuldade ou distúrbio em linguagem oral, fala, audição e motricidade orofacial. Tal intervenção é indispensável para um pleno e eficaz desenvolvimento, com resultados perceptíveis na escola infantil, na família e com reflexos futuros no Ensino Fundamental (alfabetização e letramento).
O fonoaudiólogo atua de maneira preventiva por meio de triagens, participação em equipe e de orientação aos professores para que possam detectar possíveis portadores de distúrbios de comunicação em sua sala de aula, além de fornecer informações quanto aos cuidados em relação à voz do professor.
Os educadores também são observados, uma vez que, em muitos casos, é o primeiro a suspeitar de possíveis distúrbios da comunicação. Assim, o diagnóstico poderá ser realizado o mais rapidamente possível se todos esses profissionais forem orientados quanto aos aspectos que devem levá-los a encaminhar seus alunos ao fonoaudiólogo. Além disso, os professores podem acompanhar e participar ativamente do processo de reabilitação, colaborando e facilitando o trabalho fonoaudiológico.
Algumas orientações para estimular as crianças adequadamente em casa ou na escola:
· Comunique-se desde os primeiros meses com o bebê;
· Procure não usar muitos estímulos, além do contato visual, enquanto conversa com ele, isso ajuda o bebê a se concentrar nas palavras;
· Aproveite situações do cotidiano para ouvir o que a criança está falando e conversar com ele apresentando o nome das coisas. Assim, as palavras ganham significado e são memorizadas com mais facilidade;
· Pronuncie as palavras de maneira correta.
· Na hora das refeições fale do prato, da colher, das cores e consistência dos alimentos;
· Aproveite o banho para nomear as partes do corpo e narrar as ações que a criança estiver fazendo: pegar o sabonete, a esponja, jogar água, esfregar a perna;
· Faça comentários sobre a forma e a textura dos brinquedos;
· Conte algo do dia com detalhes interessantes para a criança: o momento em que a vovó telefonou uma coisa que você viu na rua;
· Nos passeios, aproveite para ensinar novas palavras a ele. Aponte os pássaros e as árvores, por exemplo; – Ouçam e cantem juntas músicas e histórias.
Faça-nos uma visita para conhecer ainda mais a nossa proposta ou entre em nosso site www.educacaomaior.com.br
Nosso fone: 31254449/3678 4455
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